domingo, 6 de fevereiro de 2011

Como Doar Medula?

O cadastro para doadores de medula é o primeiro passo para o transplante e é muito simples e vou te esclarecer um pouco para que fiques tranquilo e possas mobilizar os doadores.
É necessário ter a carteira de identidade no momento da coleta
Para doação de medula óssea, os critérios são os seguintes:
                Na verdade o primeiro passo é preencher um formulário com os dados da pessoa.
O segundo passo é coletar 5ml de sangue que será enviado para um laboratório de histocompatibilidade, onde é feita uma pesquisa genética.
O Terceiro passo é enviar o resultado desta pesquisa para o REDOME, (registro de doadores de medula) que fica no INCA (Instituto Nacional de Câncer) no Rio de janeiro. O cadastro desta pessoa ficará no REDOME até os seus 60 anos.
                Quarto passo, REDOME e REREME(registro de pacientes) fazem um cruzamento de informações entre doadores e pacientes a procura de uma compatibilidade entre si.  Ou seja, se ele for compatível com alguém, ele pode ser chamado tanto daqui a 6 meses quanto daqui a 10 anos.
É preciso ter entre 18 e 55 anos incompletos, ou seja 54 anos 11 meses e 29 dias.
Estar em bom estado de saúde;
Portar documento de identidade-RG;
Ter o nome de duas pessoas com telefone para contato, (caso o candidato seja compatível e não seja encontrado, ter mais alguém de referência para localizá-lo).
A coleta de medula propriamente dita, será apenas se o candidato for compatível com algum paciente no Brasil ou fora dele(busca internacional).
Para quem vamos coletar amostras e cadastrar doadores? Quem necessita de transplante de medula são pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por um tipo de câncer no sangue, como a leucemia, aplasia, ou outros como destruição da medula por irradiação.
As chances de encontrar um doador na família do paciente é de 35% e de doadores fora da família é de 1 para 100 mil doadores. A compatibilidade é medida pela semelhança de antígenos entre doador e receptor. Quando não encontramos um doador compatível na família, procura-se no Banco de medula Óssea, o REDOME. No Brasil o fator limitante é a grande mistura de raças, portanto é necessário que cada vez mais possamos engrossar nosso cadastro para que ter mais chances de encontrar alguém compatível.
Quando um doador é compatível o primeiro passo é confirmar se realmente ele quer ser um doador. Confirmada a vontade do doador,o segundo passo o doador passará por uma série de exames para certificar o seu bom estado de saúde. A retirada da medula poderá ser realizada ou por punção na região pélvica ou por aférese, ou seja, da bacia ou por coleta de sangue semelhante a uma doação de sangue normal, na veia do braço.
Meu fone é 840.21.607, ou do Hemorgs 33366755 .
Qualquer dúvida, por favor me liga.

Um abraço

 Maria de Lourdes Peck
Assistente Social
Coord.Captação de Doadores de Sangue

Nenhum comentário:

Postar um comentário